top of page
Buscar
Foto do escritorNicoly Deliberali

Características da adolescência e como lidar melhor com seu filho.

Todos dizem que essa fase é a pior e mais complicada. E de fato é uma fase que trás grandes desafios. Porém, é uma fase normal da vida, assim como alguém passa pela infância (que trás consigo suas particularidades e dificuldades) a adolescência também apresenta suas adversidades.


Muitas pais/cuidadores e até mesmo a sociedade em geral esperam dos adolescentes um comportamento já maduro e quando há a falta deste, os pais/cuidadores se frustram e acabam enxergando essa fase de forma ruim e distorcida.


A verdade é que: Os adolescentes NÃO cresceram! Estão em desenvolvimento.


Bem, nessa fase os adolescentes ainda não estão amadurecidos, o cérebro não está totalmente formado, eles estão experimentando uma nova fase e estão constantemente buscando descobrir essas duas coisas: "QUEM SOU EU?" e "Será que sou bom o suficiente?". Além disso, estão frequentemente tentando "provar" seu valor para os colegas.


Então eles estão começando a se moldar e isso é um processo que leva tempo.


PRINCIPAIS MUDANÇAS NESSA FASE:


O primeiro desafio é para aceitar as mudanças que ocorrem no corpo e adaptar-se a elas. Eles podem se sentir envergonhados e pode existir muitas comparações (ainda mais com as redes sociais).


As grandes mudanças emocionais também estão presentes nessa fase. É a fase do famoso "tudo ou nada" e também podem parecer muito sensíveis e isolados.


Na pré-adolescência/adolescência dispõem de uma tendência grupal muito forte, ou seja, existe esse desejo de ser aceito, de pertencer e sentir-se pertencido. "Nessa fase, as decisões que tomam sobre si mesmos são baseados em seu status" > "como vou parecer na frente dos meus amigos". A sede de aceitação é muito presente e eles podem acabar dando mais prioridade para os amigos do que para a família. Além disso, agem para agradar os colegas e parecerem descolados (no fundo, para serem aceitos). Podem até não concordar com certas atitudes mas o fazem mesmo assim.


Existe um afastamento emocional dos pais: Se isolam por que querem autonomia e querem se desprender desse sentimento de dependência dos pais e projetar uma imagem de auto suficiência. Ou se sentem incompreendidos. As vezes querem ficar sozinhos mesmo e não há problema nisso dependendo da frequência.


Diante de tudo isso, é importante lembrar que...


"A adolescência é apenas uma pequena parte do processo de crescimento. Não é de forma alguma o processo final."


"Entender que quem seus filhos adolescentes são hoje não é quem serão para sempre."


"Não se deixe enganar pelas aparências. É muito difícil passar pela adolescência SEM alguma insegurança."


É muito mais fácil passar por uma fase quando você já sabe o que esperar dela. Assim como qualquer outra fase, a adolescência tem suas particularidades. Saber sobre cada momento faz com que a forma de lidar seja significativamente mais saudável e faz com que você tenha um relacionamento próximo de seu filho. Vocês podem ser parceiros sim e essa fase não precisa necessariamente ser vista como um período árduo. Na verdade você pode fazer ser bem tranquilo e prazeroso (não que as dificuldades desaparecerão, mas pode ser menos pesado para encarregar-se).


Se essas informações te ajudou de alguma forma, ajude outra pessoa compartilhando esse conteúdo com ela! 🤍








5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page